Informações a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores

Informações a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores

Foram divulgadas nos últimos dias todas as informações a respeito do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores – IPVA 2024 do Estado do Rio de Janeiro. Confira abaixo as novidades, inclusive como e onde consultar IPVA RJ 2024: As informações sobre o IPVA do Estado do Rio de Janeiro foram anunciadas pela SEFA – Secretaria de Estado da Fazenda no final do ano e os proprietários de veículos do Estado já podem começar a preparação para pagar o imposto.

O valor do IPVA Rio de Janeiro 2024 varia de acordo com o valor do veículo, que é definido pela tabela elaborada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas – FIPE. Além do valor apontado pela tabela, são adotadas alíquotas diferentes para cada categoria de veículo.

As alíquotas adotadas no Estado do Rio de Janeiro são as seguintes:

  • 2,5% para carros;
  • 1% para ônibus, micro-ônibus, tratores, motocicletas e caminhões.

Os veículos com mais de 15 anos de fabricação estão isentos do pagamento do IPVA. No Rio de Janeiro os motoristas poderão pagar o IPVA 2024 das seguintes formas: à vista (Cota Única), com descontos de 5%, 10% ou 15%, ou ainda parcelado, sem desconto.

Motoristas que não tenham sido multados nos dois últimos anos e quitarem o IPVA 2024 em Cota Única recebem 15% de desconto. Motoristas que não foram multados no último ano e efetuarem o pagamento em Cota Única também recebem desconto, mas de 10%.

Motoristas que possuem multas mais recentes
(menos de 12 meses) também recebem desconto no pagamento à vista do imposto, mas de apenas 5%. Qualquer motorista, independente de multas, poderá pagar o imposto parcelado, em três vezes, mas sem desconto. O vencimento varia de acordo com os dois últimos números da placa do veículo e os pagamentos devem ser efetuados entre março e dezembro.

Qual é a nota mínima para participar do Sisu?

Qual é a nota mínima para participar do Sisu?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o principal meio de ingresso nas universidades públicas do Brasil. Através dele, milhares de estudantes têm a oportunidade de concorrer a vagas em cursos de graduação em instituições renomadas. Mas uma dúvida comum entre os candidatos é: qual é a nota mínima necessária para participar do Sisu?

A nota mínima para participar do Sisu varia de acordo com cada curso e universidade. Isso porque a seleção é feita com base nas notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que são utilizadas como critério de classificação dos candidatos. Cada instituição estabelece sua própria nota de corte, que é a pontuação mínima necessária para ingressar no curso desejado.

Como saber a nota mínima para participar do Sisu?

Para saber a nota mínima necessária para participar do Sisu, é preciso acompanhar o processo seletivo. Durante o período de inscrições, que geralmente ocorre no início do ano, o Ministério da Educação (MEC) disponibiliza uma página onde é possível consultar as notas de corte de cada curso e universidade.

Uma forma prática de se informar sobre a nota mínima para participar do Sisu é utilizando o simulador do Sisu. Esse recurso online permite que o candidato insira sua nota do Enem e acompanhe a nota de corte dos cursos em tempo real. Dessa forma, é possível ter uma ideia de quais cursos têm uma nota mínima mais acessível e quais exigem uma pontuação mais alta.

Como funciona a nota de corte no Sisu?

A nota de corte no Sisu é a menor pontuação necessária para que o candidato seja selecionado em determinado curso e universidade. Ela é calculada com base nas notas dos candidatos que se inscreveram naquele curso e considera o número de vagas disponíveis.

Durante o período de inscrições, o candidato pode alterar suas opções de curso quantas vezes desejar. A nota de corte SISU 2024 é atualizada diariamente, permitindo que o estudante acompanhe a concorrência em tempo real. Ao final do período de inscrições, os candidatos são selecionados de acordo com a ordem decrescente de suas notas e são convocados para a matrícula.

Como se preparar para o Sisu?

Para se preparar para o Sisu, é importante estudar para o Enem, já que a nota obtida nesta prova será utilizada como critério de classificação. Além disso, é fundamental pesquisar sobre os cursos e universidades de interesse, para saber quais são as suas notas de corte e as disciplinas mais cobradas.

Uma dica importante é utilizar recursos online, como o simulador do Sisu, que auxilia na escolha das opções de curso, levando em consideração a nota do Enem e a nota de corte dos cursos desejados. Essa ferramenta permite que o candidato faça uma simulação de sua pontuação e verifique suas chances de ser selecionado.

A nota mínima para participar do Sisu varia de acordo com cada curso e universidade. É importante acompanhar o processo seletivo e utilizar recursos online, como simuladores, para ter uma ideia da nota de corte dos cursos desejados. Além disso, é fundamental se preparar para o Enem, já que essa prova é determinante para a classificação dos candidatos. Com uma boa preparação e pesquisa, é possível aumentar as chances de ingressar no curso desejado através do Sisu.

Procure ficar em dia com o pagamento do IPVA Detran

Procure ficar em dia com o pagamento do IPVA Detran

IPVA 2024 – Procure ficar em dia com o pagamento do IPVA Detran, atualmente os Departamentos de Trânsito de todo país oferece ótimas forma de pagamento o que acaba deixando tudo mais acessível ao bolso do brasileiro.

Esse imposto é muito importante, quem tem veículo em circulação no território brasileiro deve efetuar o pagamento do mesmo. Há casos em que o proprietário não é obrigado a efetuar o pagamento do IPVA, isso ocorre quando o veículo é isento por idade, o que varia de acordo com cada estado, e quando o veículo tem baixa cilindrada.

O IPVA 2024 nada mais é do que o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é obrigatório, anual e estadual que incide sobre a propriedade de veículos. Todos os anos as pessoas que possuem veículos registrados neste órgão devem efetuar o pagamento de imposto.

Leia abaixo o IPVA de acordo com o seu estado:

Consulta IPVA

Com o auxílio dos serviços online disponibilizados pelo Detran fica fácil você realizar a consulta IPVA pela internet.

Por meio do site de cada Detran o contribuinte pode consultar IPVA 2024 e emitir a guia de pagamento do mesmo. Pegamos como exemplo o Detran MG para orientarmos sobre como fazer a consulta, veja como funciona:

  • Site ipva.fazenda.mg.gov.br;
  • Informe o Número do Renavam e o Ano e clique no botão Consultar;
  • Você pode imprimir a guia através desse sistema.

Pagamento IPVA 2024

Para efetuar o pagamento IPVA é muito simples, hoje o Detran permite que você tenha duas opções de pagamento, abaixo e descrevemos quais são elas:

  • Pagamento parcelado – em até 03 vezes sem juros, com parcelas iguais;
  • Pagamento feito em cota única – com incidência de desconto.

Cabe a cada contribuinte escolher qual é a melhor forma para pagar IPVA 2024 de acordo com o que fica melhor no orçamento de cada pessoa.

Qual a diferença entre Seletivas Regionais e Inscrições Nacionais no BBB

Qual a diferença entre Seletivas Regionais e Inscrições Nacionais no BBB

O Big Brother Brasil, reality show de maior sucesso da televisão brasileira, mudou a forma de selecionar seus participantes. Antes era apenas enviando uma ficha online de cadastramento nacional. Hoje é possível participar de seletivas regionais e inscrições nacionais. Entenda a diferença a seguir. 

Como funcionam as seletivas regionais do BBB?

Os interessados nas Inscrições BBB 2024 vão encontrar duas formas de serem possivelmente selecionados: seletivas regionais ou nacionais. 

As seletivas regionais são novidade no Brasil mas nem tão novas assim. O método é usado há duas temporadas e em outros reality shows como o Fama e The Voice. A inscrição é realizada ainda virtualmente através do site oficial do BBB. O material recolhido é uma foto de corpo inteiro, uma foto de rosto e um vídeo narrando o porquê de você merecer ser selecionado para o Big Brother Brasil. 

Na seletiva regional você preciso precisa passar pelos concorrentes do seu Estado e depois concorrer na região. São analisados os cadastros apenas de pessoas da sua área. 

Os pré selecionados são convocados para se apresentarem diante a produção e contarem seus motivos para querer entrar no programa. São avaliados em entrevista e mais um filtro é realizado para escolher quais devem ir em frente e serem os escolhidos da região. Depois vão disputar com os selecionados de outras regiões quais ficam e quais vão embora para formar o elenco de 14 pessoas.

Como funcionam as inscrições nacionais do BBB?

As inscrições nacionais para o BBB devem ser realizadas pelo site do programa. Nesta parte não muda nada mas não há pré seleção por meio de entrevista. 

Os interessados em se confinar na casa por algumas semanas enviam uma foto de corpo inteiro, uma só de rosto e um vídeo contando o motivo de quererem fazer parte do BBB. O cadastro com números de contato é igual ao das seleções regionais. 

Uma equipe da produção é responsável por analisar todos os cadastros de acordo com os pré requisitos. Muitos já são eliminados já nesta etapa de acordo com as informações cadastrais. 

O próximo passo é escolher dentre os formulários enviados quais se encaixam no perfil de um possível ganhador do BBB. Não é uma tarefa fácil, em especial porque muitos são realmente bons. Mais uma vez a equipe trabalha e nem sempre há supervisão do diretor Boninho, o mais famoso nome do programa. 

Qual a diferença da seletiva nacional para a inscrições nacionais?

As duas seleções permitem entrar no BBB e as duas solicitam o mesmo tipo de informação. O diferencial não é por quem será visto o cadastro e sim em qual tipo de seletiva há mais chances. 

Concorrer com o país inteiro pode parecer a pior maneira. Contudo, na seletiva nacional os cadastros estão analisados diretamente pela produção do programa e não há tantos filtros. Os entrevistas já são os que chamaram a atenção e podem ficar. 

Já na seletiva regional o processo afunila um pouco. Há entrevistas em ponto de encontro pré marcado e o candidato pode não ir adianta, ainda precisando disputar na nacional.

 

Vagas para cursos gratuitos SENAI PB

Vagas para cursos gratuitos SENAI PB

Com as novas medidas de expansão no número de novos alunos que instituições como o SENAI poderá oferecer no próximo ano, já estão sendo distribuídas as novas vagas para cursos gratuitos SENAI PB 2024. As vagas para cursos gratuitos SENAI PB 2024 são para diversos cursos em diferentes áreas do mercado, sendo necessário que o interessado passe por uma prova de seleção par poder conquistar a sua vaga.   

Para saber como se inscrever e concorrer a uma vaga em cursos gratuitos no SENAI, continue lendo!

SENAI PB 2024

Sendo uma das instituições líderes na procura de jovens por vagas em cursos de nível tecnológico. Porém, todos os cursos oferecidos pelo SENAI EAD possuem a cobrança de mensalidades para seus alunos.

Mas como o SENAI, assim como outras instituições de ensino do grupo “S” e parceiros como o PRONATEC 2024 e o SENAC bolsas de estudo 2024. O SENAI possui um programa de gratuidade para alguns de seus alunos.

Por meio deste programa suportado pelo Governo Federal, milhares de estudantes podem conseguir estudar de graça. Desse modo, esse programa constituem um grande papel na vida de milhares de profissionais regionais.

Além disso, o SENAI 2024 possui parcerias com algumas empresas privadas que contratam o SENAI como uma instituição para treinamento de seus candidatos ao cargo de Jovem Aprendiz 2024. 

Vagas para cursos gratuitos SENAI PB 2024

Como de costume, por meio de seus programas de gratuidade, a instituição abriu vagas para cursos gratuitos SENAI PB 2024. Estas vagas estão dirigidas apenas para as unidades da Paraíba, sendo necessário que o interessado seja residente do estado para poder se inscrever.

Atualmente a instituição liberou apenas vagas para cursos grátis SENAI Paraíba 2024 das áreas de:

  • Técnico em Administração;
  • Aprendizagem Industrial Básica;
  • Técnico em Eletromecânica;
  • Pedreiro de Edificações;
  • Técnico em Eletroeletrônica;
  • Confeccionador de Calçados;
  • Assistente Administrativo;
  • Eletricista Instalador;
  • Mecânico de Manutenção de Automóveis.

O número total de vagas para cursos grátis do SENAI 2024 chega a ser de 378. Sendo este número distribuído para todas as unidades residentes do estado da Paraíba.

Para que os interessados possam conquistar a vaga, é preciso ir até a unidade que deseja frequentar presencialmente. E então, solicitar a inscrição. Após isso, é necessário esperar para que o local da prova de seleção seja anunciado no site do SENAI PB.

A prova de seleção acontecerá no dia 19 de janeiro de 2024. Sendo o endereço das provas liberados apenas 3 dias antes da sua realização no próprio site da instituição.

Após o resultado das provas ser liberado, os candidatos poderão saber quem foram os aprovados para as vagas para cursos gratuitos SENAI Paraíba 2024. 

VEJA O QUE MUDA NO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

VEJA O QUE MUDA NO FINANCIAMENTO ESTUDANTIL

Você sabe o que é financiamento estudantil? Esta é uma das formas de ingressar na universidade recebendo suporte financeiro com juros a preço baixo. O FIES é o maior programa de financiamento estudantil do país e ele passou por algumas mudanças. Trazendo novas regras e melhores opções para os estudantes. O novo FIES pode ajudar você.

O FIES é conhecido principalmente por possuir taxas e condições de aquisição bastante acessíveis. O programa disponibiliza algumas categorias que irão depender diretamente da situação financeira e da pontuação no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) do candidato em questão.

Para se inscrever é necessário que o estudante tenha feito o Enem no ano anterior a inscrição, que tinha alcançado no mínimo 450 ponto e que tenha tirado acima de 0 na prova de redação.

Assim, ele poderá estar concorrendo a uma bolsa de financiamento pelo programa. E quem ficou pertinho de conquistar a sua bolsa será colocado na lista de espera FIES 2024.

O FIES depende de um regulamento bastante preciso para que mais e mais estudantes possam ser beneficiados com a inciativa e por isso, precisou passar por uma repaginada.

Pagamentos trimestrais

O estudante que recebe a bolsa do programa, antes precisava cumprir todo o valor do curso em parcelas mensais, só quando a formação estivesse concluída. Além disso, existe um prazo após a finalização da graduação para que o financiado possa começar a retornar os gastos no curso.

Mas o que mudou?

Já para o FIES 2024 algumas categorias de financiamento irão exigir que o estudante cumpra com pagamentos trimestrais. O valor é de até R$150. Lembrando que esta nova regra não se aplica a quem tem bolsa 100%, ou seja, quem tem direito ao financiamento integral.

Nova categoria de financiamento

Como foi dito acima, o FIES se divide em algumas categorias de financiamento para que possa beneficiar de maneira precisa todos os seus estudantes. A bolsa 100%, que você já conhece, é destinado aos estudantes de baixa renda que comprovarem a sua situação socioeconômica.

E qual é a novidade?

Antes, apenas estudantes que possuíssem renda familiar equivalente a até 2,5 salários poderiam se inscrever no programa. Com o novo FIES, mais estudantes poderão se inscrever pois foi adicionada uma outra categoria de financiamento. Esta nova possibilidade de auxílio será destinada às famílias que possuem renda mensal de até 5 salários mínimos vigentes.

Toyota Etios: saiba tudo sobre o lançamento

Toyota Etios: saiba tudo sobre o lançamento

A Toyota acertou em cheio quando lançou o carro Etios, esse carro consegui ficar na categoria de carros modernos e ao mesmo tempo completos e baratos para concorrer com vários carros populares que temos no mercado, tanto que a marca vendeu demais na primeira versão, e aora ela está lançando o Toyota Etios 2023 que traz mais novidades e mais coisas diferentes das quais você não pode deixar de conferir.

Toyota Etios

O lançamento do Toyota Etios e Toyota Corolla 2023 será feito ainda esse ano, mais ou menos em setembro ele deve chegar ao mercado brasileiro. O carro está completo como sempre mas com mais tecnologia e com mais acessórios para você, e o que já era bom ficou ainda melhor, então não deixe de conferir as novidades e nem os detalhes desse carro. E ele está vindo em varias versões com motores diferentes, então caso você tenha vontade de adquirir um não se esqueça de ver esse detalhe com mais paciência.

  • Veja aqui também tudo sobre o Renault Kwid 2023. Preços, fotos e informações do lançamento!

Vamos ao que interessa que são as características do Toyota Etios 2023, afinal de contas todos querem saber o que permanece e o que foi alterado nesse veículo, segue abaixo algumas delas que julgamos mais necessárias:

Características do Toyota Etios

Painel do Toyota Etios 2023

• Duas carrocerias, Hatch e Sedan;

• Airbags ;

• Freios ABS;

• Motores 1.3 16 V e 1.5 16 V;

• Flex;

• Câmbio manual de 5 velocidades;

Preço do Toyota Etios

Essas são as grandes mudanças do carro dos quais podemos perceber que ele mudou de categoria, e, portanto não é mais um carro tão popular assim, e tão básico, agora ele é mais do que completo e por isso que vai concorrer com muitos outros de marcas concorrentes que já estão no mercado a muito tempo. Quanto ao preço do Toyota Etios 2023 o mesmo está saindo em torno de R$ 40 mil reais, vai depender da versão, acessórios e motor que o cliente escolher, por isso que é bom esperar o lançamento para irmos conferir pessoalmente o que mudou nesse carro e o que não mudou.

Caso você ainda não tenha conferido saiba que deixamos algumas fotos do Toyota Etios 2023 que mostram melhor o design dele, somente pelo design já podemos ver as grandes mudanças que foram feitas. E agora com essa nova versão sedã o carro está apresentando ser mais, e o espaço interno está maior sim, isso nós sabemos. Mas enfim está ai mais um carro completo para você ter mais opções de compra, com certeza vai a pena, não deixe de conferir então.

Quanto Ganha um Professor

Quanto Ganha um Professor

Uma das profissões mais importantes para qualquer país, e uma das mais desvalorizadas no nosso Brasil é o professor. O professor não possui um plano de carreira especifico. Para se tornar professor existem dois caminhos que podem ser seguidos:

Você pode ingressar numa faculdade de licenciatura de sua preferência, onde adquirirá conhecimento a respeito da área escolhida e da área pedagógica. Com esse conhecimento você pode começar dando aulas em escolas públicas, particulares, cursos preparatórios e/ou pré-vestibulares, aulas particulares e etc. Cada uma destas escolhas pode influenciar nos seus ganhos.

O estado não divulga exatamente quanto um professor da rede pública ganha. Mas pode variar de R$1,000 a R$2,000 de acordo a carga horaria adotada. Isso para aulas no ensino fundamental e médio. Futuramente o professor pode estudar um mestrado e um doutorado com uma pós-graduação para poder exercer a função de professor universitário. Aqui o seu salário pode aumentar para até dez mil reais. Porém o tempo para alcançar este ponto é longo. Um professor na rede pública pode vir a se tornar diretor ou reitor na escola/faculdade futuramente. Com isso seu salário aumenta em torno de dez por cento devido as novas responsabilidades.

O valor recebido pelo professor, costuma ser pago de acordo com o salário mínimo 2023 em alguns caso, por isso, você deve estar sempre atento ao mesmo.

Leia também sobre o Salário Maternidade 2023!

O professor pode também receber por aulas em cursos pré-vestibulares. Neste caso dependendo da empresa e do estado ele pode receber de cinquenta até duzentos por aula. Ou algumas empresas de cursos pagam por hora. Como professor particular, cabe ao profissional fazer o seu preço de acordo a sua demanda e bagagem oferecida

A segunda forma de se tornar professor é adquirir conhecimento em determinada área (engenharia, direito, enfermagem, etc.) seja por cursos técnicos ou bacharel e fazer uma requisição de licenciatura para poder dar aulas. Neste caso o profissional não possui ainda o conhecimento pedagógico e deve adquiri-lo por meio de um breve curso. Normalmente nestes casos formam-se professores universitários de áreas especificas ou professores de cursos técnicos.

Algumas pessoas (geralmente autodidatas) que possuem conhecimento sem certificado costumam oferecer aulas particulares e criar um nome forte para poder ingressar como professores de cursos ou para criar uma cartela de clientes se tornando autônomo.

Sobre isto, diversos professores concordam que, se você não tem paciência para a burocracia e má-organização do Estado, ser autônomo pode ser a melhor opção. Nisto encontra-se muitos professores conceituados e com grande conhecimento.

Independente do ganho, não há dúvidas que o principal pré-requisito para um bom professor é a vontade de ensinar.

Saiba também qual o aumento do salário minimo 2023 e quanto os trabalhadores que trabalham recebendo esse valor ganham.

Quais principais obrigações do MEI?

Quais principais obrigações do MEI?

O número de pessoas que trabalham para por conta própria é crescente. Já é ou quer se tornar um indivíduo autônomo formalizado? Saiba que estando em situação regular com suas obrigações, você também tem direito a uma série de benefícios. Mas você sabe quais são esses deveres? A seguir você irá conferir as principais obrigações como o imposto de renda MEI 2023.

Se você está planejando se tornar um MEI ou considerando as vantagens de estar ativamente cadastrado, é preciso que você saiba de alguns deveres básicos. Caso não cumpra algumas obrigatoriedades fiscais, o beneficiado pode ter seu CNPJ cancelado e perder todas as vantagens presidenciais. Confira abaixo:

Guia DAS

O DAS corresponde ao Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Os valores do DAS podem variar de ano para ano, por isso fique atento ao valor cobrado para este ano. É necessário que o MEI pague mensalmente a quantia referente a estes tributos obrigatórios previstos pelo DAS. A cobrança é do Comércio/Indústria – ICMS, Serviços – ISS e Comércio e Serviços – ICMS e ISS.

Relatório das Receitas

É necessário que o indivíduo autônomo registrado como MEI preencha o relatório mensal das receitas do mês anterior até o dia 20 de cada mês. Nesse relatório devem estar presentes notas fiscais dos produtos adquiridos, as notas emitidas pelo empreendedor e as de serviços.

Nota Fiscal

Outra obrigatoriedade do trabalhador formalizado é a emissão de notas fiscais. Mas quando elas devem ser emitidas? Sempre que forem realizadas vendas e prestações de serviços a pessoas jurídicas, ou seja, empresas de qualquer porte. Mas quando se trata das transições com pessoas físicas, não é necessário que o MEI emita notas fiscais.

Declaração Anual

O MEI precisa declarar anualmente o valor faturado do ano anterior. É possível fazer a declaração pela internet, no conforto de casa, e ela é inteiramente gratuita. Mas se optar por concluir a tarefa através do Simples Nacional, só a primeira declaração será gratuita. Vale lembra que tudo deve ser devidamente concluído no prazo.

No geral, o MEI não é obrigado a declarar o DIRPF, Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física mas fica limitado às seguintes taxas:

  • 8% para comércio, indústria e transporte de carga;
  • 16% para transporte de passageiros;
  • 32% para serviços em geral.

O trabalhador autônomo formalizado, na situação de contribuinte, não está isento de apresentar a declaração anual de ajuste de IRPF. Portanto, é indispensável ficar atento a declaração imposto de renda 2023.

O descumprimento das obrigatoriedades citadas pode levar o MEI a perder seus benefícios e não poder se cadastrar novamente. Com o cadastro do autônomo formalizado você terá direito a serviços bancários e crédito, assim como baixo custo mensal de tributos. Esteja regularizado e dentro do prazo!

Você sabe o que é o PASEP? Veja quem tem direito a ele

Você sabe o que é o PASEP? Veja quem tem direito a ele

O PASEP é um benefício muito importante e que pertence a alguns trabalhadores brasileiros. Nem todo mundo sabe quem pode acessar o PASEP e como funciona o pagamento deste valor. Por isso, o texto a seguir estará esclarecendo as suas dúvidas quanto ao PASEP 2023. Veja seguir do que se trata e quem pode receber.

O que é o PASEP?

Muita gente acha que o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP) é um valor a mais que o trabalhador recebe em alguns casos, mas na verdade, ele é responsável pela contribuição de diversos benefícios, como o seguro desemprego, por exemplo.

O PASEP será responsável pelo pagamento do Abono Salarial 2021, e é por isso que muita gente acaba chamando o recebimento deste benefício de PASEP.

Qual a diferença entre PIS E PASEP?

Quem conhece o PASEP, acaba sabendo também do PIS. Os dois benefícios são muito confundidos por ter a mesma finalidade de proporcionar o pagamento de benefícios para o trabalhador brasileiro.

Mas qual a diferença entre eles?

O PASEP é diretamente voltado para os servidores públicos e o pagamento do abono salarial para este programa é gerenciado pelo Banco do Brasil. Enquanto quem irá receber de acordo com a tabela PIS 2023, sendo funcionário de empresa privada, receberá o seu benefício através da Caixa Econômica Federal.

Como é efetuado o pagamento do benefício?

Tanto o PASEP, como o PIS, terá um calendário específico para o pagamento do abono salarial. Vale lembrar que esses recursos são direcionados a públicos diferentes e não serão pagos na mesma data. Fique atento ao calendário PIS 2023 de acordo com o seu programa!

O valor do abono salarial deve ser de até um salário mínimo, sendo proporcional ao tempo de serviço prestado pelo trabalhador. A distribuição dos valores é efetuada em lotes, dando prioridade a quem se encontra em situação considerada prioritária. Por isso, é importante que você acompanhe a tabela do PIS ou do PASEP, a fim de saber quando sairá o seu lote.

Quem pode receber?

Se você ainda não sabe se tem direito ao saque do abono salarial, veja a seguir os requisitos que classificam os beneficiados do PIS e do PASEP:

  • Ter registro na CLT há, pelo menos, cinco anos;
  • Receber durante ao ano até dois salários mínimos por mês;
  • Ter trabalhado, no mínimo, trinta dias (corridos ou não) por intermédio da carteira de trabalho assinada
  • Estar com seus dados devidamente cadastrados no RAIS.
© 2024 Gama GOL